Nossos Membros

Ana Baesso

Ana Baesso

Engenheira Civil, mestre em Geotecnia e Doutoranda em Geotecnia pela PUC-Rio. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Modelos Constitutivos elasto-plásticos para rochas intemperizadas. Tem ampla experiência em ensaios laboratoriais de Mecânica dos Solos e das Rochas. Atua na área de mineração com foco em descaracterização de barragens, estabilização de taludes de cava de mineração, projetos de barragens e pilhas de estéril e rejeito e também atua como professora em nível de pós-graduação na área de Mecânica das Rochas.

Carolina Crisafe dos Santos Lemos

Carolina Crisafe dos Santos Lemos

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é mestranda na área de Geotecnia Analítica e Experimental na UFV, estudando o efeito da alteração intempérica em rochas graníticas. Possui experiência na realização de ensaios de laboratório em Mecânica das Rochas. Além disso, trabalhou com projetos na área de Segurança de Barragens, incluindo análises de estabilidade, percolação e instrumentação de estruturas geotécnicas.

Dalma Cerro Arrieta

Dalma Cerro Arrieta

Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Nacional de Colombia, Mestre em Engenharia Civil na área de geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente cursa doutorado em The University of Texas - Austin (UT), pesquisando na área de Avaliação de Formações em rochas fraturadas. Possui experiência na área de estabilidade de poços em formações salinas. Desde 2016 faz parte da equipe organizadora do Rock-Bowl – CBMR.

Daniel Rodrigues Jardim

Daniel Rodrigues Jardim

Engenheiro de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais e especializado em Engenharia Geotécnica pela Pontifícia Católica de Minas gerais. Atuou entre 2017 e 2019 em consultoria na área de licenciamento de projetos de mineração metálicos e não metálicos, planejamento de lavra e cubagem de reservas. Desde então atua na Belgo Arames como engenheiro de aplicação, no qual é o responsável pelo atendimento técnico a nível Brasil das mineradoras, com foco nos sistemas de reforço e suporte de galerias subterrâneas e na geotecnia de infraestrutura a céu aberto.

Eduardo Pereira Silveira Ferreira

Eduardo Pereira Silveira Ferreira

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Viçosa, aluno especial de mestrado em Geotecnia da Universidade de Brasília, pós graduado em Engenharia de Barragens pela PUC-MG e Pós Graduado em Engenharia de Recursos Minerais pela UFMG. Trabalha como Engenheiro Geotécnico na Tractebel. Suas principais atribuições consistem na elaboração de projetos, relatórios, especificações e apresentações técnicas, na avaliação e interpretação de resultados investigações em campo e ensaios de laboratório. Atua no Laboratório de Mecânica das Rochas da Universidade Federal de Viçosa, onde realiza ensaios de caracterização de rochas. Além disso, possui experiência com análises geotécnicas por meio do método dos elementos finitos, e experiência nos softwares RS2 e Slide. Foi membro do grupo de pesquisa "Mecânica das Rochas e Geoestatística Aplicada" e é membro do Grupo Jovem do CBMR - Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas.

Eric Rógenes

Erick Rógenes

Doutor e mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB) e Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é engenheiro geotécnico na BGC. Possui experiência na área de Geotecnia trabalhando em projetos de estruturas de disposição de resíduos de mineração (barragens e pilhas de estéril e rejeito filtrado), cavas e túneis para minas subterrâneas. Tem desenvolvido análises numéricas de túneis, barragens, pilhas de estéreis e rejeitos filtrados: estudos de tensão-deformação estáticas e dinâmicas 2D e 3D com modelos constitutivos avançados (e.g. rupturas por liquefação com Norsand e CASM), análises com acoplamento hidromecânico (problemas de adensamento), implementação de modelos constitutivos (e.g. CASM e Cam-Clay) e simulações com método dos elementos discretos e smoothed particle hydrodynamics. Destacam-se ainda as atividades de engenharia de registros (EoR), elaboração de plano de investigação geológico-geotécnica e de instrumentação, análises de instrumentos e consolidação de ensaios geotécnicos de laboratório e campo.

Hugo de Moura Roner

Hugo de Moura Roner

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2021) e em Gestão Comercial pela Universidade FUMEC (2021). Possui MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RS (2022). Pós-Graduando em Engenharia Geotécnica pela Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MG. Atua desde 2017 com soluções geotécnicas, a partir de 2019 com foco no desenvolvimento de soluções junto a consultores e projetistas e diretamente com o mercado de mineração nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Júlia Figueiredo

Júlia Figueiredo

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestranda em Geotecnia na UFV com foco em Geofísica aplicada à Mecânica das Rochas. Integrante do Laboratório de Geofísica Aplicada da UFV desde a graduação, onde desenvolve pesquisas com ensaios geofísicos aplicados à Geotecnia. Possui experiência em ensaios laboratoriais em mecânica dos solos e mecânica das rochas.

Karen Ferreira

Karen Ferreira

Doutoranda em Geotecnia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa voltada ao comportamento reológico e à fluência em rochas salinas. Mestre em Geotecnia pela UERJ (2024), tendo desenvolvido estudos focados na análise probabilística de queda de blocos, com aplicação de métricas de entropia fundamentadas na teoria do caos. Atua na Sondotécnica no desenvolvimento de projetos geotécnicos, abrangendo análises e proposição de soluções para diferentes tipos de problemas geotécnicos. Possui experiência em estabilidade de taludes, comportamento de solos moles, modelagem numérica e temas correlatos.

Mariana Poubel

Mariana Poubel

Engenheira civil formada pela Universidade Veiga de Almeida e mestra em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), cuja dissertação de mestrado intitulada "Análise de métodos de dimensionamento de telas grampeadas com base em dados de instrumentação", teve como foco a avaliação do comportamento real de estruturas de faceamento flexível e a correlação entre dados de campo e critérios de projeto. Atua na área de Geotecnia, com foco em soluções de estabilização e proteção de encostas na empresa Geobrugg desde 2016.

Rachel de Freitas Mascarenhas Ferraz

Rachel de Freitas Mascarenhas Ferraz

Mestre em Engenharia Civil – Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) no ano de 2021 e Engenheira Civil pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalle), no ano de 2018. Entre os anos de 2019 e 2021 atuou como pesquisadora bolsista na área de geomecânica do petróleo com foco na estabilidade de poços. Atualmente é doutoranda em Engenharia Civil – Geotecnia na PUC-Rio, desenvolvendo pesquisa na área de geomecânica do petróleo, com foco na qualificação de formações selantes plásticas em operações de descomissionamento, e Engenheira Geotécnica na GeoCoba – Projetos de Engenharia, desenvolvendo projetos na área de mineração.

Renathielly Fernanda Da Silva Brunetta

Renathielly Fernanda Da Silva Brunetta

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2022), mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017), especialista em Estruturas e Fundações de Concreto pela Universidade do Paraná (2018) e especialista em Perícias e Avaliação de Imóveis pelo Centro Universitário FAG (2017). Atua como consultora geotécnica na Fugro, onde trabalha com análises de estabilidade, gestão de informações e avaliações de risco em estruturas geotécnicas. Atua também como professora em nível de pós-graduação na área de Mecânica das Rochas. No âmbito da pesquisa científica tem como foco principal o desenvolvimento de modelos preditivos e aplicação metodologias estatísticas para avaliações de risco geotécnico.