Belgo Arames apresenta soluções inovadoras para mineração subterrânea
Esta reportagem faz parte de uma série de entrevistas que o CBMR está realizando com suas empresas associadas, as quais foram todas convidadas a participar. O objetivo é destacar suas atividades e as inovações no campo da Mecânica das Rochas, promovendo o compartilhamento de experiências e o fortalecimento do setor.
A Belgo Arames, associada corporativa do CBMR, tem investido em avanços tecnológicos e na expansão da empresa no mercado de geotecnia e mineração subterrânea. Fruto de parceria entre ArcelorMittal e Bekaertno Brasil, a empresa é destaque em diversos setores, incluindo a construção civil, mineração, agronegócio, indústria automotiva, petrolífera e energia.
Com nove unidades fabris espalhadas por São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a empresa oferece um portfólio diversificado de produtos e serviços de alta tecnologia, sempre priorizando a qualidade e o atendimento.
Segundo Emerson Ananias, gerente dos segmentos Geotech e Protec, o setor de geotecnia tem nos últimos cinco anos ganhado destaque na Belgo, especialmente no mercado de mineração subterrânea.
Um dos maiores avanços foi o desenvolvimento de um equipamento híbrido, capaz de avaliar a capacidade de proteção das telas geotécnicas, amplamente usadas na estabilização de taludes e túneis de mineração subterrânea. Ele permite certificar a segurança desses materiais em território nacional. Essa inovação oferece ao mercado maior agilidade e precisão na certificação de telas, essencial para a segurança das operações.
O projeto, que durou três anos, foi criado por um time multidisciplinar de engenheiros da Belgo e do Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais. E desenvolvido no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI em Belo Horizonte, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Fortfy
Entre os principais produtos voltados para o setor de mineração subterrânea está a tela geotécnica Fortfy. "A Fortfy é uma tela eletrosoldada de alta performance, com controle rigoroso de qualidade no processo de solda e maior durabilidade, além de seergalvanizada para garantir ainda mais resistência", afirma Ananias.
O acabamento ergonômico das telas Fortfy também é um diferencial, assegurando a proteção dos operadores durante a instalação e proporcionando uma maior segurança nas operações subterrâneas.
Gabiões Easyworks
Além das telas geotécnicas, a Belgo Arames também investiu em inovação nos tradicionais gabiões, apresentando ao mercado brasileiro os gabiões Easyworks. "Essa tecnologia traz maior produtividade e facilidade construtiva, aliando alta performance e resistência a uma estética superior", explica Ananias. Os gabiões Easyworks se destacam por serem soluções sustentáveis, com baixa emissão de CO₂ e aplicáveis em diversas áreas da infraestrutura brasileira.
Assista: